#Brasil | A Petrobras aprovou ontem (15/05) nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina, encerrando a subordinação aos valores de paridade de importação. A referência passa a ser o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a empresa. A política visa preços competitivos, otimização dos ativos de refino e rentabilidade sustentável. Os reajustes serão feitos sem periodicidade definida, evitando repasses da volatilidade internacional aos consumidores brasileiros. A decisão é subordinada ao Grupo Executivo de Mercado e Preço da Petrobras.
De acordo com a Petrobras, o novo modelo levará em consideração a participação da empresa e a competitividade em cada mercado e região, além da rentabilidade sustentável. A estratégia busca garantir preços que permitam a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, ao mesmo tempo em que oferece maior previsibilidade aos clientes, evitando picos súbitos de volatilidade.
As decisões sobre os preços continuarão a ser tomadas pelo Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da Petrobras, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores. Com essa mudança, a Petrobras busca equilibrar sua atuação no mercado, preservando sua sustentabilidade financeira de longo prazo.
Veja os novos preços para as distribuidoras:
Gasolina: de R$ 3,18 para R$ 2,78 por litro (redução de R$ 0,40, queda de 12,6%)
Diesel: de R$ 3,46 para R$ 3,02 por litro (redução de R$ 0,44, queda de 12,8%)
GLP: de R$ 3,22 para R$ 2,53 por quilo (redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kg, queda de 21,3%)
Vale ressaltar que os preços acima não são os valores praticados para o consumidor.
Fonte: Agência Brasil e UOL | Foto: Fernando Frazão/AB