Policiais rodoviários federais fazem doação coletiva de sangue

#Solidariedade | Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), policiais rodoviários federais farão doação coletiva de sague no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ). Os estoques de sangue tiveram queda drástica nos últimos meses.

A data integra a campanha Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue. A instituição levará policiais, servidores do órgão e familiares para realizarem o gesto e, como forma de incentivar a população, iluminou de vermelho a fachada do edifício sede da PRF, localizado em Goiânia.

O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) atende mais de 5 mil pessoas todos os meses e tem alta necessidade de transfusão diária, entretanto, com a pandemia, a entidade vem trabalhando com estoques quase 30% abaixo do nível de segurança – uma das estatísticas mais graves dos últimos anos.

O hospital reforça, ainda, que não é vinculado ao Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), o que, muitas vezes, deixa a unidade em estado de alerta. Isto porque as doações acabam limitadas a quem tem um parente ou amigo que luta contra o câncer. Por isso, a importância de instituições e setores da sociedade civil abraçarem a causa, no intuito de conscientizar a população acerca da necessidade do ato.

Luta contra o tempo

No caso dos hospitais oncológicos, como o HAJ, a doação é ainda mais importante, visto que a grande maioria das unidades do tipo ainda não conseguiram se recuperar da queda no fluxo de doadores/semana registrada desde o início da pandemia de Covid-19. O fato, combinado com a impossibilidade do adiamento de cirurgias, característica comum nas unidades oncológicas, onde  os pacientes lutam contra o tempo, fez com que a instituição chegasse a cogitar, no final do ano passado, o fechamento temporário do Centro Cirúrgico, o que não aconteceu devido à solidariedade da população.

Para doar é preciso:

– Já ter doado sangue anteriormente

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos só doam mediante apresentação de formulário de autorização)

– Pesar, no mínimo, 50kg

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas)

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

O Banco de Sangue do Hospital Araújo Jorge funciona de segunda à sexta, das 7 às 17 horas, na Rua 239, nº 181, Setor Leste Universitário. Informações pelo telefone (62) 3243-7031.