Polícia investiga ‘ameaça’ de ataques à escolas de Palmeiras de Goiás  

#PalmeirasdeGoiás | A Polícia Civil está investigando um caso de ameaça de ataques à duas escolas particulares da cidade nos próximos dias. Segundo a Polícia Militar, tudo começou com uma conta anônima, criada no Instagram, citando nomes das Escolas Modelo e Ômega, como locais de um ataque (veja entrevista abaixo). O caso causou grande repercussão nas redes sociais e provocou medo e pânico entre pais e alunos. Após a repercussão o perfil que havia sido tirado do ar pelo (a) autor (a) voltou e fez uma postagem pedindo desculpas e que se tratava de uma brincadeira.

O GO In Foco apurou que o perfil falso entrou em contato com alguns alunos das escolas citadas, convidando-os para seguí-lo e pedindo mais informações sobre horários de entrada e saída dos alunos. Os pais das crianças viram as mensagens e avisaram as escolas que acionaram a Polícia Militar.

Perfis falsos com ameaças a escolas se multiplicaram nos últimos dias em várias parte do país, principalmente após o trágico caso ocorrido em Blumenau (SC) quando um homem invandiu uma creche e matou quatro crianças.

O Colégio Modelo Os Pequeninos e o Colégio Ômega divulgaram notas sobre as providências tomadas para aumentar a segurança dentro das unidades (leia abaixo).

Entrevista com o comandante do 25º Batalhão da PM

COMUNICADO COLÉGIO MODELO OS PEQUENINOS

Prezadas famílias,

O Colégio Modelo informa que as aulas serão mantidas em nossa instituição seguindo o calendário escolar e os profissionais estão orientados a seguir um protocolo extraordinário de segurança mantendo os portões trancados durante o período de aula. Destacamos também que a partir de amanhã, 11 de abril de 2023, as aulas acontecerão normalmente.

O Colégio já está tomando as medidas cabíveis e executáveis a fim de evitar quaisquer riscos aos nossos alunos e colaboradores, sendo:

* Todas as câmeras estão sendo revisadas;

* Já foram adquiridos detectores de metais;

* O parque aberto terá sua visibilidade ocultada;

* Novas serpentinas elétricas nos muros serão instaladas;

* Será instalada um grade de proteção na secretaria;

* Fica vedado o uso de celular;

* Não será permitida a entrada do pai ou responsável no ambiente escolar;

* Torna-se indispensável o uso de UNIFORME;

Solicitamos a colaboração das famílias no sentido de respeitar os horários de entrada e saída.

Todas as ações e medidas de acessibilidade e segurança fazem parte da linha prioritária da escola.

Atenciosamente. A Direção.

NOTA DE ESCLARECIMENTO COLÉGIO ÔMEGA

Senhores pais ou responsáveis, no último sábado, chegou até nós prints de um perfil convidando alguns alunos do colégio Ômega e de outro colégio particular da cidade para segui-lo. No contexto do perfil teria informações de violência. O colégio, imediatamente, procurou a Polícia Militar e pediu proteção e à Polícia Civil pediu investigação.

Recebemos elogios da logística de segurança oferecida pela Escola e pedimos mais orientações para aumentar a segurança. Queremos tranquiliza-lós  e assegurar que estamos seguindo todas as medidas de segurança repassadas pela polícia. Neste momento, não podemos banalizar, tão pouco apavorar. Precisamos ORAR,ficar atentos,nos unir e investigarmos. Contem com o nosso incansável esforço para proteger alunos e colaboradores.

O colégio seguiu todas as orientações dadas pelos policiais. Que nosso bom Deus continue abençoando a todos nós.

Diante de tantas tragédias recentes, envolvendo instituições ligadas a crianças e adolescentes,vimos a necessidade de intensificar nossa segurança. O Colégio Ômega tenta incansavelmente buscar estratégias para proteger alunos e colaboradores. Instalamos um detector de metais na porta da escola e com esta prática já conseguimos detectar e capitar estiletes e canivetes. Agora se faz necessário implantarmos regras mais rígidas a fim de aumentar nossa segurança.

* A partir de quarta-feira dia 12/04/23, igual aos outros lugares que usam detector de metal, o aluno  ou visitante não poderá entrar no colégio enquanto o detector apitar;

* O aluno deve vir de casa preparado para passar no detector,ou seja,sem metal na roupa ou nos bolsos;

* Caso apite,o aluno deve dar licença para outros alunos passarem (localizar e eliminar sozinho o motivo do apito) e depois que o fluxo diminuir,o aluno poderá tentar passar novamente;

* Apesar de ser proibido o uso do celular no colégio, alguns alunos insistem em levá-lo, e o detector apita na maioria das vezes por causa de celular;

* A partir de quarta-feira NÃO GUARDAREMOS CELULAR NA SECRETARIA DO COLÉGIO.

É evidente que esta dinâmica vai atrasar a entrada dos alunos,mas esperamos contar com a paciência e colaboração de todos. Os tempos mudaram e se faz necessário aumentar as orações e a vigilância. Aproveitamos para pedir aos pais que supervisionem o celular e as redes sociais do seu filho, acompanhando de perto como ele está conduzindo seus relacionamentos.

Fiquem atentos as ideias e sentimentos apresentados por seu filho,caso perceba algo diferente,busque ajuda imediatamente.

Atenciosamente!

Departamento Administrativo Ômega