Polícia faz operação contra criminosos especializados em furto de defensivos agrícolas

#PalmeirasdeGoiás | A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) deflagrou na última sexta-feira (03/05), a Operação Pesticide, visando identificar criminosos que realizam furto de produtos agrícolas em fazendas de Palmeiras de Goiás. Durante a ação, os policiais cumpriram quatro mandados, sendo três de busca e apreensão e um de prisão, em Palmeiras e Goiânia. Também prenderam em flagrante, quatro suspeitos de se associarem para cometer os crimes na zona rural.

Segundo a polícia, no dia 27 de outubro de 2023, houve um furto de defensivos agrícolas em uma fazenda do município. Câmeras de segurança registraram a ação de duas pessoas saindo do galpão com os produtos, enquanto outros aguardavam na rodovia, em dois veículos.

No dia seguinte (28/10), um dos carros que havia saído carregado da fazenda, estava novamente na rodovia, onde foi feito o transbordo de parte dos produtos furtados. Logo em seguida, o carro segue para a cidade de Palmeiras de Goiás.

Neste furto, a vítima teve um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil. O caso foi parar na polícia e a investigação identificou os suspeitos. Em seguida a polícia pediu as prisões dos suspeitos, além de buscas e apreensões, sendo aceito pelo Judiciário.

Segundo a DERCR um dos envolvidos possui extensa ficha criminal, com passagens por tráfico de drogas, tentativa de homicídio, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes.

Pesticide

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão, os policiais localizaram defensivos em um dos cômodos de uma residência, além de dois veículos Fiat Strada carregados de produtos agrícolas, uma moto-serra e um GPS de máquinas agrícolas. Outros três suspeitos que não estavam no mandado de prisão, também foram presos em flagrante.

Todos foram autuados por associação criminosa, que pode ter pena de um a três anos, segundo o Código Penal e por armazenamento e transporte de defensivos agrícolas, com pena de três a nove anos. Um dos presos foi identificado como sendo o autor de outro furto praticado em propriedade rural, que está sendo investigado na Delegacia de Repressão a Crimes Rurais.

Um dos veículos apreendidos com produtos agrícolas na carroceria