#AparecidadeGoiânia (GO) | Três pessoas foram presas na Operação Presente de Natal, realizada na terça-feira (13/12), pela Polícia Civil, através da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), em parceria com a Polícia Militar. Os suspeitos tinham o hábito de manter o motorista em cárcere privado dentro de motéis, até que a carga chegasse em Mato Grosso do Sul, destino do produto roubado.
A investigação começou no dia 10, após um roubo ocorrido no Polo Industrial de Aparecida de Goiânia. O motorista informou ter sido roubado por três pessoas armadas que, depois de o sequestrarem, subtraíram seu caminhão, dinheiro e um aparelho celular.
Os suspeitos se passavam por empresários e utilizavam de uma conhecida plataforma de fretes para fazer anúncios de contratação de serviços de motoristas para o transporte de mercadorias. Os motoristas, acreditando na história, se dirigiam até os supostos endereços de embarque e, quando chegavam, eram surpreendidos pelos suspeitos investigados.
Os suspeitos praticaram mais de seis roubos com a mesma modalidade. Foram presos momentos antes de praticarem um novo roubo. Durante a busca pessoal e veicular, os policiais encontraram munições e um simulacro de pistola (imitação). Os envolvidos confessaram o crime. Responderão pode roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, concurso de pessoas, restrição da liberdade da vítima e associação criminosa em concurso material.
A divulgação das imagens dos presos, foi autorizada, conforme a Lei 13.869/2019 e da Portaria 547/2021 da Polícia Civil, visando auxiliar no surgimento de novas vítimas e testemunhas que façam o reconhecimento, além de possibilitarem novas provas relacionadas às ações criminosas praticadas por eles.