Polícia Civil faz operação contra criminosos que praticavam golpe do boleto em todo o país

#Polícia | A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), realizou nesta terça-feira (21/01) a Operação Código de Barras. O objetivo era desarticular uma organização criminosa que aplicava golpes de estelionato no âmbito nacional, utilizando boletos bancários fraudulentos. A ação resultou no cumprimento de seis mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão em diversos municípios goianos, como Goiânia, Iporá, Trindade, Itaguaru e Israelândia. Ao todo, 130 policiais civis participaram da operação.

A organização liderada a partir de Goiânia operava de forma sofisticada e articulada. Os infratores utilizaram tecnologia avançada para falsificar boletos bancários, que foram enviados às vítimas em todo o país. A estrutura do grupo envolve uma ampla rede de pessoas e contas bancárias, utilizadas para receber os valores desviados.

Os criminosos contavam com intermediários que emprestavam suas contas bancárias para movimentar os recursos provenientes dos golpes, dificultando o rastreamento pelas autoridades. Os destinatários finais dos valores desviados também foram alvos das prisões.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, dispositivos eletrônicos e outros materiais que serão analisados ​​para aprofundar as investigações. A PCGO busca identificar o alcance total das fraudes e todos os envolvidos no esquema.

Segundo os delegados responsáveis ​​pela operação, a análise dos dispositivos e documentos apreendidos é fundamental para rastrear os valores desviados e identificar novas ramificações da organização.