Polícia Civil deflagra Operação Linha de Tiro e prende integrantes de torcida organizada em Goiânia

#Polícia | A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), através do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot), deflagrou na manhã desta terça-feira (13/05) a Operação Linha de Tiro, na região Norte de Goiânia. A ação teve como objetivo o cumprimento de seis ordens judiciais – sendo dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão – contra integrantes e simpatizantes da torcida organizada Força Jovem – Zona Norte. Os alvos são investigados por associação criminosa, tentativa de homicídio qualificado (motivo fútil, uso de arma de fogo de uso restrito e recurso que dificultou a defesa da vítima) e corrupção de menores.

As investigações começaram após um episódio de violência registrado na noite de 16 de março deste ano, no Setor Estrela Dalva, em Goiânia, logo após a partida entre Vila Nova e Goiás, válida pela semifinal do Campeonato Goiano. Conforme apurado, um dos investigados conduzia uma motocicleta, enquanto um adolescente disparou com uma pistola calibre 9mm contra membros da torcida rival Esquadrão Vilanovense, que estavam reunidos em frente a uma distribuidora de bebidas após retornarem do estádio.

Uma das vítimas foi atingida na panturrilha direita e precisou passar por cirurgia após ser socorrida a um hospital. As diligências também apontaram a participação de outro adulto e um segundo adolescente, que teriam dado apoio logístico ao atentado, utilizando um veículo para auxiliar na fuga dos autores.

Ligação com o tráfico

Além da violência entre torcidas, a investigação revelou que os suspeitos também atuavam no tráfico de drogas, principalmente na região do Setor Balneário Meia Ponte, na capital. A coordenação do grupo criminoso estaria sob responsabilidade de um homem atualmente foragido da Justiça, com indícios de que esteja escondido em uma comunidade do Rio de Janeiro (RJ).

Durante a operação desta terça-feira, foram presos os dois investigados maiores de idade, incluindo o condutor da motocicleta, apreendido o adolescente autor dos disparos e encontrada uma quantidade significativa de entorpecentes.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e de outros grupos da Deic.

Identificação dos presos

A identidade dos envolvidos foi divulgada com base na Lei nº 13.869/2019, na Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil de Goiás e mediante despacho fundamentado da autoridade policial, considerando a possibilidade concreta de identificação de novas vítimas.

A Polícia Civil reforça o compromisso com o enfrentamento à violência nos eventos esportivos e ao crime organizado, e destaca a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas.

Fotos: Polícia Civil

Polícia Civil de Goiás divulgou imagens de dois presos para identificação de novas vítimas