#Polícia | A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), deflagrou, nesta quinta-feira (13/02), a Operação Varejo, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em roubo, furto e receptação de cargas. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Goiânia.
O líder do grupo criminoso é considerado um dos maiores ladrões de carga do Estado e possui um histórico extenso de detenções. Só em Goiás, ele já foi preso mais de dez vezes. Faccioso, o criminoso também já foi detido em Pernambuco e, no momento, encontra-se encarcerado na Bahia, onde um novo mandado de prisão foi cumprido contra ele nesta quinta-feira.
A investigação revelou que a organização criminosa conta com mais de vinte membros identificados e atua em âmbito nacional. O grupo se especializou tanto na subtração direta das cargas, normalmente no Estado de São Paulo, como também na logística de transporte, documentação e receptação em Goiás. Para dar aparência de legalidade aos produtos roubados ou furtados, os criminosos utilizavam um sofisticado esquema de armazenamento, adulteravam etiquetas e embalagens, falsificavam notas fiscais e revendiam os produtos pela internet na modalidade varejo.
Diversos integrantes da ORCRIM já se encontram presos em razão de crimes praticados pelo grupo em diferentes Estados brasileiros. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender outros envolvidos, buscando desmantelar completamente a estrutura criminosa.
A Operação Varejo reforça o compromisso da Polícia Civil de Goiás no combate ao crime organizado, impedindo que mercadorias roubadas sejam comercializadas de maneira ilícita e garantindo maior segurança ao setor logístico e empresarial do Estado.