#Brasil | Os atos de vandalismo ocorridos em Brasília (DF), no último dia 8 de janeiro, continuam rendendo. Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Lesa Pátria, para o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF, para ‘identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, na capital federal.
Policiais federais saíram para as ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Todos os mandados foram expedidos pelo STF. Em Goiás, a PF, cumpriu mandado de busca e apreensão no município de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros.
A nota divulgada pela PF traz que “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
A Polícia Federal também informou que a Operação Lesa Pátria será permanente, e que serão realizadas atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Um e-mail foi criado para receber denúncias da população sobre pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram os atos de vandalismo, em Brasília. O e-mail é denuncia8janeiro@pf.gov.br
No dia 8 de janeiro, o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados por manifestantes contrários ao resultado das eleições de 2022.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/AB