PF apreende em Goiás, helicóptero usado para tráfico internacional de drogas

#Polícia | A Polícia Federal (PF) apreendeu mais um helicóptero durante uma operação que investiga uma organização criminosa suspeita de tráfico interestadual e internacional de drogas. A aeronave – a nona, foi encontrada em uma propriedade em Bela Vista de Goiás, na Região Metropolitana da capital. A Operação Fora do Ninho, deflagrada na quinta-feira (16/05), é uma continuidade da Operação Autogiro, iniciada em fevereiro deste ano.

Até o momento, a PF já prendeu 18 pessoas, cujos nomes não foram divulgados, e apreendeu nove helicópteros e 676 kg de cocaína. Segundo a PF, o grupo criminoso utilizava os helicópteros para o transporte de grandes quantidades de drogas, utilizando a conhecida “rota caipira”.

A investigação identificou que as cidades de Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) eram usadas como pontos para reabastecimento de combustível e distribuição de parte da droga para grandes centros urbanos por via terrestre.

As drogas apreendidas eram produzidas na Bolívia e trazidas para o Brasil pelo Paraguai. Os pilotos dos helicópteros realizavam voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos.

Até o momento, não foi possível localizar as defesas dos suspeitos para pedir um posicionamento sobre as acusações.