#Estado | Pelo segundo ano seguido, a Temporada do Araguaia está proibida. A decisão saiu em decreto editado pelo governo do Estado, devido a pandemia da Covid-19. Para garantir o cumprimento do decreto, serão feitas diversas ações de controle e fiscalização pelas Prefeituras da região, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A temporada é o grande destino dos goianos no mês de julho e reúne centenas de acampamentos às margens do Rio Araguaia.
Pelo decreto nº 9.862, publicado na segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado, fica proibida a realização de todas as atividades que resultem em aglomeração de pessoas para o lazer e o turismo na grande região do Rio Araguaia, incluindo os trechos do Rio Araguaia e seus afluentes.
A medida inclui festas em geral, caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, corridas e shows, além da instalação ou funcionamento de estruturas temporárias ou precárias de restaurantes, bares, banheiros, pontos de apoio e quaisquer suportes de atendimento a turistas e usuários em praias, beiras de rios e cachoeiras, campeonatos de pesca ou competições que envolvam esportes náuticos. Somente a pesca para subsistência feita por ribeirinhos e indígenas está permitida.
O decreto prevê multa que varia de R$ 1 mil até R$ 500 mil para quem descumprir as medidas do Estado.
Créditos: Reprodução de internet