Pelé esteve em Goiânia para jogar e para fazer campanha publicitária

#Esporte | Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve em Goiânia, ao menos oito vezes, sendo sete como jogador profissional e uma para fazer campanha publicitária. O publicitário Zander Campos da Silva, presidente da agência Cannes Publicidade, foi o responsável pela propaganda do Rei do Futebol, em abril de 1964.

Zander Campos conta que foi um momento importante em sua carreira como publicitário. “Na ocasião, o governador do Estado era Mauro Borges Teixeira, que criou a Fundação Estadual de Esportes, que tinha como dirigente o capitão Iradi Pacheco, cuja finalidade era ampliar a capacidade do Estádio Olímpico Pedro Ludovico. Para isso, era necessário vender 5 mil cadeiras cativas. Então foi contratada a empresa Prominco LTDA, cujo diretor era Ubirajara Berocan Leite, para fazer a promoção; a Cannes Publicidade foi contratada para fazer a divulgação”.

Zander, como profissional à época, teve a certeza de que a imagem de Pelé para a campanha seria assertiva. Hoje relembra o processo de contratação do maior craque de todos os tempos. “Desde o início se pensou em contratar o Pelé, que na época era a maior força de vendas, figura e rei do futebol. Então combinamos o cachê com o Pelé equivalente a 20 mil dólares. Como já tínhamos marcado a data do lançamento da promoção, o Pelé só poderia vir a Goiânia na época do evento. Assim tivemos que tirar as fotos para o material publicitário em Amsterdã, na Holanda, onde ele se encontrava gravando outros comerciais. Aí, em abril (1964), ele esteve em Goiânia para o lançamento da campanha. Foi um sucesso!”

Pelé com o governador de Goiás à epoca, Mauro Bortes e autoridades

Vale ressaltar que a Cannes Publicidade, fundada por Zander Campos da Silva, em 1957, é umas das pioneiras no mercado publicitário de Goiás. Na ocasião, a agência teve papel importante na contratação e visita do Rei Pelé à capital. O Publicitário relembra também a visita do Rei do futebol ao Palácio das Esmeraldas, a presença do governador Mauro Borges Teixeira e de autoridades, e guarda, com carinho, os registos em fotografia ao lado de Edson Arantes do Nascimento e de seu filho, Zander Campos da Silva Júnior. “A Cannes Publicidade fez parte dessa história”, finaliza.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na quinta-feira (29/12), aos 82 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador estava internado desde o dia 29 de novembro, após problemas respiratórios. Sua morte foi confirmada com falência múltipla de órgãos, após avanço do câncer de cólon.

O sepultamento de Pelé foi realizado nesta terça-feira (03/01) em Santos (SP), após ser velado na Vila Belmiro.

Fotos: Reprodução