#Brasil | O Rio Guaíba chegou a 4,95 metros nesta quinta-feira (09/05), registrando pela primeira vez uma cota de inundação menor do que 5 metros desde o início da enchente histórica que atinge Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul. A redução do nível da água está muito lento, segundo as autoridades.
Apesar da baixa, o rio ainda está quase 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. O rio atingiu sua máxima histórica no início deste mês em meio às chuvas que assolam o Estado, quando chegou a 5,33 metros.
O Serviço Geológico Brasileiro (SGB) já havia projetado que o Guaíba ficaria abaixo dos 5 metros ainda nesta quinta-feira (09/05). Porém, em caso de chuvas na região, o cenário pode se modificar.
Meteorologistas da Climatempo preveem que novos episódios de chuva de alta intensidade e fortes rajadas de vento podem trazer novos transtornos ao Rio Grande do Sul até este final de semana. O pior cenário deve ser observado no domingo (12/05).
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que subiu para 107 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o Estado. A atualização desta quinta-feira (09/05) aponta que há um óbito sendo investigado.
O Estado registra 136 desaparecidos e 374 feridos. Há 232,6 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67.563 em abrigos e 165.112 desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).
O RS tem 428 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,476 milhão de pessoas afetadas.
Fontes : CNN Brasil e G1