#MeioAmbiente | O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu no final da tarde de sábado (29/07), os participantes da 30ª edição da Caminhada Ecológica, durante a chegada em Aruanã. O evento, realizado pela Organização Jaime Câmara, já se tornou tradicional e marca o início da temporada do Rio Araguaia há três décadas e é considerado o maior do gênero na América Latina. Com o tema “#TodosPeloCerrado”, a edição de 2023 da Caminhada teve como foco a preservação e o amor ao bioma do Cerrado e ao Rio Araguaia. O ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino, também esteve presente na festividade.
Durantre a recepção aos participantes da Caminhada, o governador destacou a importância de preservar o meio ambiente e investir no setor turístico. Ele ressaltou o esforço para evitar a degradação dos rios com a pesca predatória e a preocupação em manter as praias limpas, observando uma melhora na conscientização e educação ambiental.
A equipe de 30 atletas, composta por 21 homens e nove mulheres, partiu de Trindade, no dia 25 de julho e percorreu 310 quilômetros em cinco dias de caminhada, passando por dez municípios goianos, incluindo Aruanã, onde a jornada foi concluída. Durante o trajeto, eles receberam apoio logístico do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
O ministro Celso Sabino, recém-chegado à titularidade do Ministério do Turismo, elogiou as iniciativas turísticas de Goiás e expressou confiança no potencial da indústria turística goiana para gerar riqueza e empregos no futuro.
A chegada dos atletas em Aruanã foi marcada pela cerimônia de entrega do Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica, e contou com a presença de diversas autoridades políticas da região do Vale do Araguaia, moradores locais e turistas aproveitando as férias de julho às margens do Rio Araguaia. O evento foi encerrado com um show dos cantores goianos Pádua e Maria Eugênia, promovido pela Secretaria de Estado da Retomada.
Fotos: Lucas Diener