Paraúna tem dois postos de vacinação contra a gripe

Começou nesta quarta-feira (10) em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Paraúna, a Secretaria de Saúde espera vacinar 4.132 pessoas que fazem parte dos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Elvis Lapot, dois Postos de Saúde têm salas de vacina funcionando das 07h às 17h00, de segunda à sexta. São eles: PSF 2 – Parque dos Buritis (Atrás da Secretaria de Saúde) e PSF 5 – Setor Rogério Gomes (Saída para Acreúna).

Secretário Elvis e prefeito Paulinho durante evento da Secretaria de Saúde

Elvis Lapot ressalta que “a vacina utilizada nesta campanha protege contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, por isso é importante que todos aqueles mencionados nos grupos de risco, fiquem imunizados”, disse.

Podem receber a vacina gratuitamente, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e mães que deram à luz há menos de 45 dias. Também fazem parte do grupo de risco os idosos, profissionais de saúde, professores, portadores de doenças crônicas, indígenas e detentos. É preciso levar o cartão de vacinação.

Pelo calendário de 10 a 18 de abril serão priorizadas as crianças, gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias (Puérperas). De 22 a 26 deste mês, a vacinação será destinada aos trabalhadores da área da saúde. Idosos poderão se vacinar do dia 29 deste mês até 3 de maio. O Dia D, quando todos os grupos podem se vacinar, está marcado para 4 de maio.

Maio

De 4 a 10 de maio, receberão a vacina, portadores de doenças crônicas, comorbidades, hipertensos, síndrome de Down e outras síndromes. Dia 13 a 31 será a vez dos professores. Paralelamente, de 20 a 24 de maio, também serão imunizados presos e funcionários do sistema prisional.

Doses

Para todos os Estados foram enviadas 63,7 milhões doses da vacina. Deste montante, mais de 1,9 milhão foi destinado a Goiás, que até o momento registrou apenas um caso oficial de Influenza. Para o município de Paraúna, as vacinas serão enviadas conforme a necessidade da Secretaria de Saúde.

Tratamento

A orientação do Ministério da Saúde é que o tratamento seja feito com uso do antiviral fosfato de oseltamivir, que é indicado para os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas. Todos os estados estão abastecidos com o medicamento.

Cenário nacional

Ainda conforme o Ministério da Saúde, até 23 de março deste ano foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, lá a campanha de vacinação começou em 20 de março.

Com jornalista Eduarda Fernandes – Crédito foto criança: Leandro Gomes