Papa Francisco é internado para exames e tratamento de bronquite

#Internacional | O Papa Francisco, de 88 anos, foi internado na manhã desta sexta-feira (14/02) no Policlinico Agostino Gemelli, em Roma, para a realização de exames diagnósticos e continuidade do tratamento de uma bronquite persistente, informou o Vaticano. “Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, declarou a Santa Sé em comunicado oficial.

O pontífice enfrenta dificuldades respiratórias desde o início de fevereiro e, em diversas ocasiões, precisou delegar a leitura de discursos a um assessor devido à sua condição de saúde. Durante uma audiência recente, Francisco chegou a se desculpar pelo cansaço e brincou que o assessor “leria melhor do que ele”. Na quarta-feira (12/02), o papa aparentava estar ofegante durante uma cerimônia.

O hospital Agostino Gemelli possui um andar preparado exclusivamente para receber o chefe da Igreja Católica, dispondo de estrutura adaptada e uma capela privativa.

Problemas de saúde recorrentes

Francisco tem enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos. Além da bronquite atual, o papa sofreu com gripe, inflamação do cólon, dores no joelho e quadris, além de ter passado por uma cirurgia de hérnia. Em dezembro de 2023, precisou ser hospitalizado por três dias devido a uma bronquite tratada com antibóticos.

O pontífice também tem lidado com incidentes domésticos. Em janeiro deste ano, sofreu uma queda, e, em dezembro de 2024, apareceu em público com um hematoma no queixo.

Mesmo com a saúde fragilizada, Francisco mantém uma agenda intensa, realizando múltiplas audiências diárias e cerimônias religiosas. Sua determinação em continuar com os compromissos reforça seu comprometimento com os fiéis e com a Igreja Católica.

Fonte: G1 | Foto: Internet