#PalmeirasdeGoiás | Lideranças municipais e estaduais se reuniram na quarta-feira (06/11), na sede do Sindicato Rural, para discutir a implantação na cidade, do Programa Equoterapia, da Faeg/Senar. A iniciativa visa beneficiar a saúde e o bem-estar de pessoas com necessidades terapêuticas especiais, especialmente crianças. O programa será mantido através de parcerias entre Faeg/Senar, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, entidades e empresas da iniciativa privada, a partir do ano que vem.
O prefeito eleito, Dr. Osvaldo Cassiano de Faria e a próxima primeira-dama Alcione Macedo participaram da reunião, ao lado dos vereadores atuais e eleitos, Marcos Paulo Bonifácio, Murillo Rodrigues, Adrielly Marques, Nadya Fernandes, Josafá Duarte, Diego Lopes e João Victor Passos, além do vice-presidente do Sindicato Rural, Welber Macedo, do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Armando Rollemberg, do representante do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (IFAG), Gabriel Martins, do assessor da deputada Marussa Boldrin, Wesley Rodrigues e mães de crianças que poderão ser beneficiadas com a equoterapia.
Durante a reunião, a deputada federal Marussa Boldrin, anunciou através de vídeoconferência, uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para ajudar a viabilizar o projeto. Palmeiras, será piloto do projeto coordenado pelo IFAG.
A equoterapia utiliza o cavalo como mediador em sessões terapêuticas, proporcionando avanços nos aspectos físicos, emocionais e psicológicos dos praticantes. A prática é indicada para pessoas com diversas condições, como paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down e transtornos motores e emocionais, e promove melhorias no equilíbrio, força muscular, autoestima e socialização. O cavalo, com seu porte e movimentos, gera estímulos que auxiliam no desenvolvimento motor e na regulação emocional do paciente.