#Cultura | Desde 1908, Palmeiras de Goiás mantém sua tradição de encenar as famosas lutas entre mouros e cristãos. É certo, que o evento teve algumas paradas, mas continua movimentando a cidade e os apaixonados por esta bonita festa cultural. A edição 2024 começa oficialmente nesta sexta-feira (31/05) e prossegue até domingo (02/06), com entrada franca e uma programação especial com alvorada, desfile, carreiras, shows e missa na Igreja São Sebastião. A organização é da Prefeitura com apoio da Câmara Municipal e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura.
Shows
Na sexta-feira (31/05), a primeira noite será marcada pelo show do cantor Thiago Brava. Logo em seguida, começa a apresentação dos DJ’s Bárbara Labres, Felipe Almeida e Jorge Pinheiro, proporcionando uma noite de muita animação e música para o público presente. O cantor palmeirense radicado no Tocantins, Arthur Reile também se apresentará no palco das Cavalhadas.
No sábado (01/06), será a vez da dupla Zé Ricardo & Thiago subir ao palco, em um grande show. O encerramento será com os DJ’s Brenno Paixão, Cintia Souza e novamente Jorge Pinheiro, prometendo mais uma noite especial.
O evento não só celebra a tradição e cultura local, mas também integra o Circuito das Cavalhadas que envolve diversas cidades do Estado.
Com uma programação diversificada e repleta de atrações, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás prometem, mais uma vez, envolver toda a comunidade e atrair visitantes de toda a região.
História
As Cavalhadas relembram o episódio das Cruzadas do Ocidente que teve como principal personagem o Imperador Carlos Magno, rei cristão, em suas lutas contra os muçulmanos, que eram mouros vistos como pagãos infiéis e que ocupavam a Península Ibérica, hoje Portugal e Espanha. Apesar de demonstrar grande bravura os mouros foram vencidos após várias batalhas e, ouvindo os conselhos de sua filha Florípes, o Sultão mouro foi convertido ao cristianismo.
Em Palmeiras de Goiás, as Cavalhadas tiveram início em 1908, sob liderança do pioneiro José Pereira de Alcântara. Somente em 1918, foi realizada a segunda edição da festa. As Cavalhadas continuaram sendo realizadas até 1927, ficando interrompidas por quase 30 anos. A retomada das Cavalhadas só foi possível em 1953.
Em 1998, as Cavalhadas ganharam espaço próprio, no Parque de Exposição Agropecuária, permanecendo até os dias atuais. As Cavalhadas em Palmeiras de Goiás é a manifestação cultural mais popular da cidade, sendo reconhecida pela exuberância de sua apresentação.