Palmeiras de Goiás começa hoje, vacinação contra influenza

#PalmeirasdeGoiás | Começa nesta segunda-feira (25/03), a vacinação contra a influenza em diversos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Em Palmeiras de Goiás, cinco Unidades de Saúde (Victor Filho, Thereza Mendes, Osvaldo Cassiano de Faria, Eumar Pereira de Alcântara e Dinorá Rodrigues, estão com as salas de vacinas preparadas de segunda à sexta, das 08h às 17h, exceto nos feriados, pontos facultativos e finais de semana.

A vacina utilizada pela saúde pública, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus da influenza em circulação no Brasil. E pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Podem ser vacinar contra influenza crianças de seis meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mães com até 45 dias após o parto); professores; povos indígenas e quilombolas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; população privada de liberdade (presos), além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A Campanha de Vacinação em Goiás, foi lançada pela Secretaria de Estado da Saúde, no último dia 22 de março. A antecipação em um mês está sendo necessária devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país e a ocorrência, no Estado, de 17 confirmados e três mortes pela doença.

“O objetivo da antecipação é proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, e evitar o aumento de casos e óbitos”, afirmou o secretário da SES, Rasível Santos, durante a abertura da campanha, em Senador Canedo. Em Goiás, são mais de 900 salas de vacinação disponíveis para população. O secretário pede ainda que todos, além de procurarem a vacina, fiquem atentos aos sintomas, como febre e tosse, buscando rapidamente a assistência médica adequada.