#Estado | O pagamento do programa Mães de Goiás, referente ao mês de maio, foi antecipado pelo governo estadual para a sexta-feira (6) devido ao Dia das Mães. Normalmente o pagamento de R$ 250,00 do programa de transferência de renda é feito no dia 10 de cada mês.
O Mães de Goiás beneficiada mulheres que têm filhos com idades de zero a seis anos de idade, nos 246 municípios de Goiás. O dinheiro é creditado nos cartões das beneficiadas.
Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, o programa Mães de Goiás é um dos mais importantes já implementados em Goiás porque preenche uma lacuna de prestação de auxílio por parte do Estado. “As mães de Goiás, com crianças de zero a seis anos de idade, não tinham um apoio do ponto de vista de ajuda financeira para alimentação correta para seus filhos”.
O programa executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) foi criado em agosto de 2021 com o objetivo de garantir segurança alimentar, fomentar renda, oferecer melhor qualidade de vida e assegurar a permanência das crianças na escola. A iniciativa beneficia mães inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e na faixa da extrema pobreza. O período de permanência no programa é de um ano, podendo ser prorrogado por até 36 meses.
Ao ser lançado, foi estabelecido que o Mães de Goiás atenderia 100 mil mulheres em todo o Estado. O objetivo foi atingido no último mês de março, com todos os 246 municípios de Goiás contemplados. “Cada cartão entregue é uma ferramenta no combate à fome e um meio de levar dignidade às famílias”, afirma Wellington Matos, titular da Seds.