Operação Nordeste Solidário terá balanço hoje

#Estado | A Operação Nordeste Solidário, lançada em outubro de 2022, pelo governador Ronaldo Caiado, visando garantir a segurança e assistência à população diante de possíveis desastres naturais causados pelas chuvas, foi finalizada com sucesso. O trabalho contou com a colaboração conjunta de diversos órgãos do Estado. Nesta quarta-feira (29/03), a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e primeira-dama do estado, Gracinha Caiado fará uma entrevista coletiva para detalhes o resultado da campanha.

O Corpo de Bombeiros informou que o plano de estratégias elaborado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) a partir das ocorrências registradas na última temporada de chuvas, e baseado no tripé “preparação, resposta e reconstrução”, destacou as áreas mais vulneráveis do Estado e estabeleceu medidas efetivas de enfrentamento a situações de risco, bem como o acolhimento e assistência às pessoas.

Ao longo dos meses de atuação, a operação, que contou com a colaboração conjunta de diversos órgãos do Estado, foi focada em 14 municípios classificados com alto grau de risco, sendo a maioria na região Nordeste de Goiás. Os municípios beneficiados foram Água Fria de Goiás, Alto Paraíso, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João D’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu.

A estimativa é de que cerca de 19 mil pessoas tenham sido afetadas direta ou indiretamente pelos efeitos das chuvas em Goiás. Com a Operação Nordeste Solidário, o Governo de Goiás conseguiu uma resposta rápida diante de situações adversas, proporcionando segurança e tranquilidade à população.