OMS declara Varíola dos Macacos como emergência internacional de saúde

#Internacional | A Varíola dos Macacos foi declarada hoje (23) como situação de emergência de saúde pública de interesse internacional, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O comunicado foi feito durante entrevista, pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreysus.

O diretor-geral da OMS explicou os motivos que levaram a entidade a tomar a decisão. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, destacou Tedros.

A Váriola dos Macacos é uma doença causada por um vírus (monkeypox) e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. Também pode ocorrer por contato com objetos como tecidos e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Brasil

O Brasil tinha até sexta-feira (22) 607 casos confirmados de monkeypox, segundo dados do Ministério da Saúde. A maior parte, no Estado de São Paulo. O Ministério da Saúde informou que mantém contato direto com os Estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Dado Ruvic/Reuters