#AparecidadeGoiânia | As obras de recapeamento asfáltico em Aparecida de Goiânia não param. Iniciado no começo de abril, o cronograma de obras prevê a recuperação de mais de 300 quilômetros de malha asfáltica em todas as regiões do município. Esta semana o recapeamento está concentrado na região da Vila Brasília e segue pelas ruas do setor contemplando mais de 10 vias.
Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto já executou cerca de 50 kms de recapeamento de vias como Avenida Rio Verde, Tapajos, Rudá, V5, dentre muitas outras. Nesta semana as equipes trabalham na Alameda Antônio Alves Neto e Avenida dos Colonizadores.
“O recapeamento faz parte dos trabalhos de infraestrutura para melhorar a malha viária da cidade e proporcionar segurança e mobilidade aos condutores. Essas melhorias na infraestrutura viária são essenciais para o desenvolvimento econômico e para a qualidade de vida dos nossos moradores. Vamos levar o serviço por todos os bairros”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.
Matheus, comerciante na avenida dos Colonizadores, afirma que a revitalização chegou em boa hora e comemorou. “As ruas aqui estavam bem difíceis de andar, com buracos. Agora fica bom, o setor também fica mais limpo e mais seguro para a gente, além de contribuir com o fluxo. Melhoria é sempre bom”.
Além dos trabalhos de recapeamento, a Prefeitura tem servidores da limpeza urbana atuando em ruas e avenidas da região. As ações buscam dar melhor qualidade de vida para a população que vive na cidade, com ruas limpas e bem pavimentadas.
Segundo o superintendente da Seinfra, Carlos Renato, o procedimento é dividido em duas categorias principais, Microrevestimento Asfáltico com Polímero (M.R.AF-P) e Recapeamento Asfáltico com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (C.A.U.Q.) após fresagem do revestimento antigo. Até o momento, foram contemplados setores como Alto Paraíso (17,4 mil m²) e Veiga Jardim 1ª e 2ª Etapa (106,4 mil m²). Este tipo de recapeamento também será realizado no American Park, Cidade Livre, Jardim Tropical, Cidade Satélite e Nova Era
“O Microrevestimento Asfáltico com Polímero prolonga a vida útil do pavimento, corrigindo defeitos funcionais e melhorando a textura de atrito entre os pneus e a via. Este tipo de recapeamento é comum em vias locais”, explicou Carlos Renato.
Com relação ao recapeamento C.A.U.Q., estão em execução nas avenidas Guyraupiá, Independência e São João, com previsão de atendimento às avenidas W1, Bela Vista, das Bandeiras, dos Colonizadores, Jataí, além de vias adjacentes à BR-153 e Rua X-50.
“O recapeamento com Concreto Asfáltico Usinado a Quente é ideal para vias de trânsito intenso, envolve fresagem e remoção do revestimento antigo, correção de patologias na base do pavimento e aplicação de uma nova camada de asfalto. Avenidas importantes como Rio Verde (71,3 mil m²) e Dona Maria Cardoso (25 mil m²) já foram beneficiadas, ” completou.
Investimento
O serviço de recapeamento faz parte do pacote de investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, lançado em março. Além do recapeamento de dezenas de bairros, o programa inclui a pavimentação de 17 setores, construção de bueiros e eixos estruturantes.
Cronograma de pavimentação
Entre as avenidas já contempladas estão Bela Vista (entre a BR e a 4ª Radial), Rio Verde (entre a GO-040 e a 4ª Radial, na divisa com a Avenida São Paulo, atrás dos Correios), Tapajós e Rudá na Vila Brasília, além dos bairros Veiga Jardim I, II e III, as avenidas Graça Aranha, V-1, V-3, V-5, Zoroastro Artiaga e Rua Josefina Ludovico, no Bairro Ilda. Nesta semana e a próxima as esquipes estarão na avenida São João (Nova Era), Rua Damasco (Nova Era com Maria Inês).
Fotos: Jhonney Macena (Avenida dos Colonizadores- Vila Brasília)