O que você não pode abrir mão de fazer antes de alugar um imóvel em Goiânia

Essas dicas vão permitir que você alugue a sua casa com segurança!

Ter o cantinho próprio é realmente um sonho, seja locado ou comprado. O importante é ter aquele lugarzinho teu. Hoje em dia, com os financiamentos mais em conta e juros mais baixos, muitas pessoas estão investindo no setor de imóveis em Goiânia.

Graças a essas facilidades, muitas pessoas enxergaram o setor imobiliário como uma oportunidade de negócio e renda extra. Para quem tem mais de um imóvel, é possível colocar um para aluguel e garantir um dinheiro a mais no final do mês. o que é ótimo nos dias de hoje, ainda mais em tempos de crise.

Caso opte por essa modalidade que está em alta no mercado, é preciso ter muita calma e tranquilidade, já que você não quer que isso acabe lhe dando dor de cabeça, não é mesmo? Para evitar qualquer problema ao colocar a sua casa para alugar, preparamos este artigo especialmente para você, não deixe de conferir. Anote todos os detalhes e certamente fará um bom negócio.

Não esqueça de fazer um contrato!

Ao colocar uma casa para alugar é preciso pensar em vários detalhes, entre eles a realização de um contrato. É um dos itens mais importantes, ele permite estabelecer as normas entre o locatário e o dono do imóvel. Tudo isso, certamente, vai trazer mais tranquilidade durante os meses de locação.

O contrato também é fundamental para evitar divergências, porém, caso venham a ocorrer, é só ler o contrato que vai estar tudo explicado certinho. Além disso, o contrato vai especificar o valor do aluguel e as datas para pagamento para que tudo seja cumprido de forma correta. O reajuste de valores e outras taxas também devem constar nesse documento. É muito importante que tanto as pessoa que irá locar quanto o dono leiam corretamente o contrato e caso seja necessário realizem todas as alterações.

As responsabilidades do dono são as seguintes: enviar os boletos a serem pagos, impostos, taxas, entre outros. Isso, é claro, caso não esteja especificado no contrato. Não esqueça nenhum deles, e caso necessário, crie uma agenda para se organizar melhor.

Apartamentos e condomínios fechados possuem regras de convivência, também é importante repassar isso aos futuros inquilinos. Alguns condomínios proíbem a entrada de animais de estimação, por exemplo. Converse sobre isso com antecedência para evitar problemas. Tudo isso é importante colocar em um termo aditivo no contrato para ser assinado junto.

Faça vistorias junto com o contratante

Este passo não pode ser evitado. A etapa da vistoria é muito importante para o locatário e dono, pois é uma segurança para ambas as partes. É neste parta que é feita toda a vistoria na casa, onde o inquilino e o dono tem a garantia do estado do imóvel. Aqui é importante ver todos os detalhes, seja na janela, no chão ou- na parede.

É interessante levar uma pessoa da família junto para ter como testemunha. Faça anotações e tire fotos. No caso de ambientes com pouca iluminação, abra bem as janelas ou utilize até mesmo lanternas. Fique atento as paredes com infiltração ou mofo, veja se não há nenhuma encanação vazando, entre outros. Tudo isso deve ser passado para o dono.

Fazer reformas necessárias antes de colocar o seu imóvel para alugar com certeza é um ótimo negócio, pois vai evitar problemas no futuro e ajuda a valorizar ainda mais o imóvel. Pense nisso como um investimento a longo prazo e curto prazo. Invista na sua casa ou apartamento para alugar, certamente não vai se arrepender.

Veja onde vai anunciar e faça um bom anúncio

Para realizar um bom negócio a divulgação tem que ser muito boa, afinal, as redes sociais precisam ser aliadas neste momento. As pessoas procuram apartamentos para alugar em Goiânia , informações em sites, redes sociais, imobiliárias, entre outros. Por isso é importante que você divulgue o seu imóvel em vários locais. Isso vai aumentar a chance de você atingir o seu objetivo e dentro do prazo esperado.

Quando você decide tomar a atitude de alugar um imóvel é normal que fique ansioso e queira arrumar logo um locatário, entretanto, tenha calma. Faça um anúncio justo e bem detalhado, que fale todos os pontos positivos do seu imóvel, porém, sem exageros. Se alguém ficar interessado no imóvel certamente vai visita-lo e logo irá constar todos os pontos positivos e negativos do local. Coloque fotos que valorizem o ambiente.

Conheça o seu locatário

Antes de fechar negócio procure conhecer melhor as pessoas que irão morar no seu imóvel. Um bom relacionamento pode ajudar muito neste momento, confiança é o principal ponto quando se trata de uma locação. Isso vai fazer com que você tenha mais segurança ao alugar o seu negócio.

Acompanhe como está a locação

É necessário acompanhar de perto a locação, isso pode ajudar a evitar desentendimentos com o locatário. Além disso, diminui os riscos de qualquer descumprimento da locação ou contrato. Isso vai permitir que você veja problemas prontamente e tome atitudes rapidamente para não desgastar materiais ou ter problemas de encanamento.

Lembre que coisas por arrumar podem se acumular rapidamente e gerar um grande problema, evite essa dor de cabeça que pode ser resolvido de maneira simples.

Antes de receber visitas ou entregar as chaves do seu imóvel para o futuro inquilino, realize uma boa limpeza. Lembre que do jeito que será entregue é o jeito que precisa ser devolvido depois. Invista um tempinho em reparos, como já mencionamos anteriormente.

Além disso, é importante relembrar que as chaves são podem ser entregues depois que estiver tudo certo. Entregar as chaves e permitir a ocupação antes da documentação estar correta pode gerar o risco de o contrato não ser seguido. Por isso não tenha pressa, siga um passo de cada vez e garanta que tudo ocorra da melhor forma possível.

Para ler mais artigos igual a este continue acessando o nosso site e não perca mais nada. Compartilhe com seus amigos e familiares em suas redes sociais, certamente vai ajudar muitos eles neste momento tão difícil que é colocar um imóvel para locação.

Fonte: Renata Albuquerque