Novo sistema de transferência bancária, o PIX, começa a funciona em novembro

#Economia | O PIX é um novo meio de pagamentos e transferências criado pelo Banco Central para dar agilidade em transações financeiras, no Brasil e começa a funcionar a partir de novembro. Não é aplicativo e está ligado com as contas que o cliente já tem em qualquer instituição financeira.  É gratuito para pessoas físicas e funcionará todos os dias da semana. O dinheiro é transferido em 20 segundos.

PARA QUE SERVE?

O PIX será usado para transferências de dinheiro, entre pessoas físicas ou jurídicas e para receber pagamentos, fazer compras e pagar ao lojista pelo celular, sem precisar de dinheiro ou cartão de crédito ou boleto. As instituições públicas também vão aderir ao PIX para receber tributos e impostos.

COMO SE CADASTRAR?

Você não paga nada para aderir e basta utilizar seu aplicativo onde tem conta bancária. Após criar a chave é só aguardar o início do funcionamento em 16 de novembro. Somente crie o seu PIX usando o aplicativo do banco onde tem conta e não clique em links externos ou enviados por WhatsApp ou outro aplicativo.

O QUE É A CHAVE PIX?

É a chave PIX que vai identificar você no sistema. Pode ser um e-mail, o seu telefone, o número do CPF ou um código com números e letras aleatório chamado EVP. Esta será a sua chave, bastando informar na hora de receber uma transferência ou efetuar um pagamento. Se tiver conta em mais de um banco, a chave não poderá ser a mesma.

Saiba mais sobre o PIX aqui https://www.youtube.com/watch?v=Gq5AQGrST4w

Fonte: G1 Créditos: Reprodução