#Brasil | A partir desta segunda-feira (4) os bancos e instituições financeiras passam a aplicar as novas regras do Pix, definidas pelo Banco Central, visando diminuir os riscos ao usuário e tornar as transferências mais seguras. As medidas foram anunciadas após grande número de golpes utilizando o sistema instantâneo de pagamento.
A principal alteração será o limite de R$ 1 mil para transferências realizadas entre 20 horas e 06h da manhã. Vale para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), incluindo transferências entre contas do mesmo banco (TEDs) e cartões de débito.
O usuário tem a opção de alterar os limites de transferências, bem como o cadastro prévio de contas que poderão ultrapassar o valor de R$ 1 mil. O prazo para aumentar o limite de transferência passa a ser de 24 horas a 48 horas. O Banco Central informou em nota que as empresas não serão afetadas pela medida.
O Banco Central informou que novas medidas devem ser adotadas até o dia 16 de novembro, com foco em aumentar a segurança dos usuários, como por exemplo a permissão para o banco bloquear preventivamente por até 72h quando suspeitar de fraude.
Fonte: CNN Brasil