Nova onda de Covid-19 preocupa autoridades e deixa população em alerta

#Saúde | Fevereiro começou com o aumento de casos de Covid-19. Em Goiás, mais de oito mil pessoas já contraíram a doença e 14 morreram, entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Se comparar as primeiras cinco semanas de 2024 com as cinco últimas de 2023, houve um aumento de 389% nos registros de Covid-19. A situação preocupa as autoridades, principalmente em razão das aglomerações causadas pelo Carnaval.

Diante do avanço da Covid-19, a SES-GO reforça as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção da doença. “Se a pessoa está com sintomas respiratórios, use máscara, evite locais com aglomeração de pessoas e, principalmente, a vacinação. Antes do carnaval procure um Posto de Saúde. Se não completou o esquema vacinal, complete”, alerta a Superintendente de Vigilância Sanitária em Saúde, Flúvia Amorim.

Em Goiás, quatro cidades já cancelaram festas de Carnaval, diante do aumento de casos da doença: Guapó, Itapuranga, Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás. Mesmo assim, as principais cidades turísticas do Estado devem receber um grande número de turistas, neste período de folia, o que pode ocasionar o aumento de casos da Covid-19 após o Carnaval.

A vacinação continua sendo realizada, mas apenas 77,39% da população goiana recebeu as duas doses. Apenas 13,81% foi vacinada com a Bivalente, que protege contra as variantes da Covid-19. A vacinação protege de casos graves.

Fonte: G1 Goiás