O GO In Foco vai exibir em sua página no Facebook, um Festival de Cinema com quatro curtas-metragens dirigidos pela cineasta goiana Rosa Berardo. Os filmes vão ser publicados sempre às 19 horas e tem o objetivo de incentivar a cultura e valorizar a arte goiana. Todos os filmes já receberam prêmios em diversas partes do Brasil e um deles, Um Sol de Jacaré, foi filmado em Palmeiras de Goiás.
Rosa Berardo é cineasta, fotógrafa e professora da Universidade Federal de Goiás. Também é doutora em Cinema pela Sorbonne, França e pós-doutora em Ciências Sociais e Cinema pela Université du Québec à Montreal.
Foi idealizadora da 1ª Escola de Cinema de Goiás, a Skopos, onde formou vários cineastas goianos. Em 2011, criou a Maison du Cinéma, um ateliê que ensina a teoria e a prática do cinema.
Muitos de seus filmes, inclusive os que serão exibidos pelo GO In Foco já foram premiados em Festivais Nacionais e Estaduais.
Alguns de seus filmes são: A Chegada de Aninha, Meninos Verdes, Romãozinho, Romaria do Vão do Moleque, Travessia, Um Sol de Jacaré, Hip-Hop, Abá, A Infância de Aninha, entre outros.
FESTIVAL DE CINEMA DO GO IN FOCO:
Dia 6 – A Infância de Aninha
Dia 7 – A Chegada de Aninha
Dia 8 – Meninos Verdes
Dia 9 – Um Sol de Jacaré, filmado em Palmeiras de Goiás.
Sinopse dos filmes:
A infância de Aninha – Este curta retrata a história da poetisa Cora coralina, focando sua infância na cidade de Goiás, antiga capital do estado. Vem mostrar a fase difícil pela qual a escritora passou. A narrativa traz a mesma mensagem presente nos poemas da poetisa: “a superação da dor através da poesia”.
A Chegada de Aninha – Curta de animação sobre a infância de Cora Coralina. Foi inspirado no livro Vintém de Cobre e narra detalhes das dificuldades econômicas e também da rejeição familiar a que a escritora foi submetida durante sua infância.
Meninos Verdes – Curta Metragem em animação adaptado da obra da escritora Cora Coralina, de cunho ambiental. O filme fala sobre pequenas criaturas verdes que aparecem no quintal da escritora.
Um Sol de Jacaré – Curta de ficção que aponta para uma reflexão sobre o problema do aquecimento do planeta e suas consequências globais.