#Religião | A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira (08/05) anunciou ao mundo: habemus papam. O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo líder da Igreja Católica e escolheu se chamar Leão XIV, tornando-se o 267º papa da história da instituição. Ele sucede o Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril, aos 88 anos.
A escolha foi feita após quatro votações realizadas entre quarta e quinta-feira, durante o conclave que reuniu 133 cardeais eleitores. A confirmação da eleição foi recebida com euforia por milhares de fiéis na Praça de São Pedro, que vibraram assim que viram a tradicional fumaça branca.
Do balcão central da Basílica de São Pedro, o novo pontífice fez sua primeira aparição, saudando a multidão com as palavras: “A paz esteja convosco”. Em seu discurso, Leão XIV expressou gratidão e homenageou o antecessor. “Ainda mantemos, nos nossos ouvidos, aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do papa Francisco, que abençoava Roma. Obrigado, papa Francisco.”
Leão XIV também convocou todos os fiéis a se unirem em torno da paz e do diálogo. “Deus nos ama, Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Juntos, sem medo, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir.”
Missão e trajetória
Robert Francis Prevost é o primeiro papa norte-americano da história. Natural de Chicago, é membro da Ordem de Santo Agostinho e destacou sua formação agostiniana no discurso inaugural. “Sou um filho de Santo Agostinho. Ele dizia: ‘Para vós, sou bispo; convosco, sou cristão’. Neste sentido, podemos todos caminhar juntos, na direção da pátria que Deus nos preparou.”
O novo pontífice tem forte ligação com a América Latina. Ele foi administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, e fez questão de agradecer em espanhol aos fiéis da região: “Povo leal e fiel, que acompanha o bispo e o ajuda.”
Pontificado marcado pelo diálogo
Leão XIV indicou que pretende seguir os passos de Francisco, promovendo uma Igreja missionária e aberta ao diálogo. “Necessitamos ser, juntos, uma Igreja missionária, que constrói pontes. Que mantém o diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam.”
Após a bênção à cidade e ao mundo, o novo papa pediu orações pela paz global e lembrou que 8 de maio é dia de súplica à Nossa Senhora de Pompeia. “Nossa bendita Mãe Maria quer sempre caminhar conosco. Rezemos juntos por esta missão, por toda a Igreja e pela paz no mundo”, afirmou, encerrando com a oração da Ave Maria.
Cerimônia no Vaticano
Após a bênção, Leão XIV retornou à Capela Sistina, onde participou de um ritual privado com os cardeais, que inclui a saudação do mais antigo da ordem dos bispos e o tradicional Te Deum, canto de louvor conduzido pelo próprio pontífice recém-eleito.
A Santa Sé ainda não divulgou detalhes sobre a cerimônia oficial de início do pontificado (início do ministério petrino), mas a expectativa é de que ocorra nos próximos dias, com presença de líderes religiosos e chefes de Estado de todo o mundo.
Fonte: Agência Brasil | Fotos: Reuters
