Na Tecnoshow Comigo, Governo de Goiás fortalece o agro nos municípios

#Estado | O Governo de Goiás participou ativamente da 20ª edição da Tecnoshow Comigo, feira que encerrou na sexta-feira (31/03) em Rio Verde, Goiás. Com o objetivo de fortalecer o agronegócio nos municípios, o Estado ofereceu palestras, demonstrações e orientações técnicas aos visitantes do evento, além de ter sediado a primeira reunião do conselho gestor do Fundeinfra, que vai garantir infraestrutura à produção rural.

Com um público de cerca de 138 mil pessoas e R$ 11,1 bilhões em negócios realizados, a feira foi um sucesso de público e faturamento. Números que foram comemorados pela organizadora, a Comigo. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), juntamente com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e outros órgãos estaduais, mantiveram uma programação intensa durante a feira.

O secretário da Seapa, Tiago Mendonça, avaliou como “extremamente positiva” a participação do Governo de Goiás na Tecnoshow Comigo. Ele destacou que o evento foi uma oportunidade de diálogo com produtores rurais de Goiás, ouvindo suas demandas e falando sobre as ações do Estado em apoio ao setor.

Um dos temas importantes discutidos durante a feira foi o Fundo de Infraestrutura do Estado (Fundeinfra), que teve sua primeira reunião do Conselho Gestor dentro da Tecnoshow. O governador Ronaldo Caiado participou do encontro e garantiu uma gestão democrática dos recursos, afirmando que “o que for decidido será licitado”.

Além disso, o Governo de Goiás prestigiou diversos lançamentos e comandou reuniões e atendimentos a 66 prefeitos e secretários municipais, apresentando o Plano Estadual de Bioinsumos, pioneiro no país.

A Tecnoshow Comigo também teve um impacto significativo na economia local, gerando 12,8 mil empregos diretos e indiretos em Rio Verde e movimentando o comércio local, estimado em R$ 92 milhões. A rede hoteleira registrou 100% de ocupação e o incremento na arrecadação de impostos municipais foi de 9%.