#Brasil | Motoristas de aplicativos como Uber e 99 entraram em greve em todo o Brasil nesta segunda-feira (15/05), reivindicando melhores condições de trabalho e repasses mais altos nas tarifas das corridas. A paralisação, liderada pela Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), espera contar com a adesão de cerca de 70% dos profissionais da categoria em todo o país.
Os motoristas alegam que estão recebendo o mesmo valor desde 2016, apesar do aumento nos custos do setor automobilístico, como peças, valor dos veículos e petróleo. Além disso, as empresas de aplicativos modificaram o sistema de cobrança, o que resultou em taxas flutuantes que não são repassadas aos motoristas. Isso leva a um desconto de até 60% nas taxas das corridas, fazendo com que os motoristas tenham que trabalhar longas horas e obtenham lucros muito baixos.
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirmou respeitar o direito de manifestação, destacando que as empresas associadas estão abertas ao diálogo para aprimorar a experiência dos motoristas nas plataformas. A 99, por sua vez, comunicou que mantém programas de apoio à categoria, incluindo taxa garantida e auxílio de combustível variável. A Uber ainda não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/AB