Morre Ziraldo, o ‘pai’ do Menino Maluquinho

#Luto | O desenhista e escritor Ziraldo Alves Pinto (Ziraldo), morreu na tarde deste sábado (06/04), em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, segundo a família. O criador de ‘O Menino Maluquinho’ e Turma do Pererê’, tinha 91 anos e estava dormindo. Mineiro de Caratinga, Ziraldo também era chargista, caricaturista e jornalista. Foi um dos fundadores do jornal ‘O Pasquim’, em 1960. O jornal era um dos principais veículos que combatia a ditadura militar no Brasil.

O primeiro desenho de Ziraldo foi publicado no jornal ‘A Folha de Minas’, em 1939, quando tinha seis anos de idade. Sua carreira profissional teve início nos anos 1950, na revista ‘Era uma vez…’. Quatro anos depois, passou a fazer uma página de humor no mesmo jornal. Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Trabalhou nas revistas ‘A Cigarra’ e ‘O Cruzeiro’, ‘Jornal do Brasil’, ‘Folha da Manhã’, entre outros.

Também foi autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero, sobre a ‘Turma do Pererê’, com personagens formados por um pequeno índio e vários animais como onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. Em 1980, criou seu maior sucesso, ‘O Menino Maluquinho’, considerada uma das maiores vendas do mercado editorial brasileiro em todos os tempos e que virou até filme e programa de TV, entre outros produtos.

Fonte: G1

O Menino Maluquinho, um dos maiores sucessos de Ziraldo