Morre jornalista Adão Divino Batista, o Adão do Jornal

#Imprensa | Morreu na madrugada desta quarta-feira (04/10), o jornalista, servidor público e ativista cultural Adão Divino Batista (Adão do Jornal ou Adãozinho). Conhecido não só em Palmeiras de Goiás, mas em todo o Estado, Adão do Jornal estava internado em Goiânia, onde havia passado por cirurgia para implantação de um marca-passo. Completaria 64 anos neste mês de outubro, tinha dois filhos e recentemente se formou em Direito, seu segundo curso superior. O velório será realizado a partir das 09 horas de hoje (04/10), no Memorial Palmeiras. Os detalhes do sepultamento ainda não foi divulgado.

Segundo pessoas próximas, na semana passada, Adão do Jornal teve suspeita de Covid-19 recentemente e depois surgiram complicações que o deixaram muito fraco. Consequentemente, um problema cardíaco se agravou, levando-o a precisar de cateterismo e de um marca-passo. A cirurgia foi realizada na terça-feira (03/10). Estava entubado e sedado com forte medicação.

Adão era proprietário e editor do Jornal O Comunitário Regional, que circula há 30 anos ininterruptos. Recentemente se formou na primeira turma de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Palmeiras de Goiás.

Também foi por quatro vezes, presidente da Academia Palmeirense de Letras (Aplamc), presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal, tesoureiro do Lar São Vicente de Paula, diretor da Apae, entre outras funções. Também era segundo-tesoureiro do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe), sócio da Associação Goiana de Imprensa (AGI) e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).

Com informações de Nilson Jaime

Jornalista Adão Divino Batista com os colegas formandos da turma de Direito

A Prefeitura Municipal de Palmeiras de Goiás publicou na manhã de hoje, uma nota de pesar e destacou a dedicação de Adão com o serviço público, sua integridade e ética.

“É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do nosso amigo Adão Divino Batista, um dedicado jornalista, amante da arte e servidor público exemplar da Prefeitura de Palmeiras de Goiás. Adão nos deixou, na madrugada desta quarta-feira, 04/10, devido a complicações cardíacas.

Uma perda que deixa um vazio em nossos corações e na comunidade onde ele tanto contribuiu. Sua integridade, ética e dedicação ao serviço público foram admiráveis e inspiradoras para todos nós.

Adão Divino Batista é Membro da Academia Palmeirense de Letras, Artes, Música e Ciências (Aplamc).

Neste momento difícil, nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos. Que encontrem força e conforto para superar esta perda inestimável.

Prefeitura Municipal – Prefeito Vando Vitor Alves

Câmara Municipal

A Câmara Municipal também divulgou nota de pesar pelo falecimento do jornalista Adão do Jornal e manifestou o pesar dos 11 vereadores.

NOTA DE FALECIMENTO

É com profunda tristeza e imenso pesar que a Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, em nome de seus onze vereadores, e de todos os seus servidores, comunica o falecimento do senhor ADÃO DIVINO BATISTA, conhecido como Adão do Jornal.

Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos, desejando que Deus em sua infinita bondade, os conforte neste momento de dor e saudade.

Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás

O amigo e colega de infância Nilson Jaime divulgou uma nota de pesar com fatos da vida de Adão Divino Batista:

Nota de muito pesar

Cumpro o doloroso pesar de comunicar o falecimento do amigo-irmão Adão Divino Batista, o querido Adão do Jornal.

Foi-se o carteiro, menino de 12 anos, que levava no varejo, por cartas e telegramas, notícias boas e ruins, na nossa Palmeiras de Goiás, na década de 1970.

O Adãozinho lutador, guerreiro, que há um mês formou-se em Direito, aos 64 anos, seu segundo curso superior, acompanhado dos dois filhos, também discentes na UEG de Palmeiras.

Criado sob a égide do trabalho, de sua mãe Umbelina, quilombola da Goianinha, foi sempre exemplo de menino e homem vitorioso.

Quatro vezes presidente da Academia Palmeirense de Letras (Aplamc), sindicalista, jornalista que, por 30 anos ininterruptos, dirigiu o mensário “O Comunitário Regional”, em Palmeiras de Goiás.

Militante do Movimento Negro e um exemplo vivo de como fazer-se por si. Uma alma generosa, tesoureiro da Sociedade São Vicente Paula, mantenedora do asilo de mesmo nome.

Adão Divino Batista era, na atual gestão, segundo-tesoureiro do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe), presidente da Associação dos Servidores Públicos de Palmeiras de Goiás, sócio da Associação Goiana de Imprensa (AGI) e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG).

Entregou, recentemente, seu artigo para o livro GOIÁS +300, Povos Afrodiaspóricos, sobre o Quilombo da Goianinha, em Palmeiras de Goiás. Este livro será publicado em sua memória.

Com Adão vai-se um pedaço da minha infância, dos banhos de córrego, das subidas ao morro, da fundação do Partido dos Trabalhadores em Palmeiras, da fundação da Academia de Letras, das listas telefônicas quando essas existiam, da organização de coletâneas poéticas, da crônica jornalística da cidade que o viu tornar-se um empresário bem sucedido.

Adão deixa viúva e dois filhos. Que tenham o conforto espiritual nesse momento de dor.

Adão foi a pessoa mais admirável que conheci. Vá em paz, amigo.😓🙏🏼

Nilson Jaime

  • Presidente do Icebe e da Aplamc –