#Brasil | O empresário Abílio Diniz, de 87 anos, morreu neste domingo (18/02), vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Diniz estava internado há cerca de um mês, no Hospital Albert Eistein, em São Paulo. O empresário foi fundador do grupo Pão de Açúcar e comandou uma das maiores companhias de alimento do mundo. Deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.
Nascido em São Paulo, em dezembro de 1936, foi o primeiro de seis filhos de uma família portuguesa. Ainda menino, trabalhou com o pai na doceria da família, chamada de Pão de Açúcar, que deu origem a construção de uma das maiores empresas brasileiras com o mesmo nome. No final dos anos 1960, o grupo Pão de Açúcar já tinha mais de 60 lojas em 17 cidades.
Abílio Diniz formou em administração de empresas e se tornou um dos maiores líderes empresariais do Brasil. Depois do Pão de Açúcar e outras empresas criadas por ele, também comandou a BRF (Perdigão, Sadia e outras), se tornou sócio do concorrente Carrefour, entre outras atuações.
Em 1989, foi sequestrado quando ia de carro para o trabalho. Ficou uma semana nas mãos dos sequestradores. A polícia encontrou o cativeiro, mas a liberação só foi feita após longa negociação.
Em 2022, seu filho João Paulo, de 58 anos, foi vítima de um infarto, e morreu.
Nota da família
“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”