Morre Duda Mendonça, referência no marketing político, vítima de câncer

#SãoPaulo | Morreu nesta segunda-feira (16), o publicitário Duda Mendonça, aos 77 anos, vítima de câncer. Duda estava internado no Hospital Sírio Libanês, tratando um câncer no cérebro e fazia quimioterapia. Em junho, foi diagnosticado com a Covid-19, teve o quadro agravado e precisou ser entubado. O corpo do publicitário será cremado, segundo familiares.

Duda Mendonça foi um profissional altamente disputado por políticos e teve sua carreira marcada por importantes trabalhos em eleições no Brasil. Em seu currículo estão em destaque as campanhas de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo, em 1992, e a de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência, em 2002. Na Europa, Duda ajuda a eleger o ex-primeiro ministro lusitano Pedro Santa Lopes.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda, nasceu em Salvador, Bahia. Sua trajetória de quase 50 anos no marketing, começou a se destacar a partir de 1975 quando criou a agência DM9 Propaganda, onde ficou até 1990, com a separação da DM9 Bahia e DM9 São Paulo. Se aproximou de políticos e também se envolveu em escândalos de corrupção.

Com Lula, em 2002, viu seu nome se projetar nacionalmente. Depois de três derrotas seguidas, o petista contratou o baiano para sua campanha e deu certo. O destaque foi a transformação do candidato que passou a ser chamado de ‘Lulinha Paz & Amor’.

Fonte: G1