Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa

#São Paulo | O médico cardiologista e empresário, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, de 77 anos, morreu na manhã deste sábado (14). Ele estava em casa e faleceu durante o sono, segundo nota da empresa Caoa, grupo automobilístico que fundou. Segundo a nota, Carlos Alberto estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde.

O paraibano Carlos Alberto era formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua paixão por carros começou quando em 1979, comprou um Ford Landau em uma concessionária da marca em Campina Grande (PB). A revenda faliu, e o médico teve a ideia de comprá-la, a preço muito baixo. Fundou ali o grupo Caoa, usando as iniciais de seu nome.

O grupo Caoa tem duas fábricas de veículos no Brasil (Uma em Anápolis, da Hyundai), mais de 6 mil colaboradores em mais de 250 concessionárias (Ford, Hyundai, Hyundai Caminhões, Subaru, entre outras) e mais de 100 oficinas. Tem planejamento de investir R$ 1,5 bilhão nos próximos 5 anos. Além da fábrica da Hyundai, a Caoa também tem o controle da Chery no Brasil, tornando Caoa Chery.

Desde 2013, Carlos Alberto estava afastado do comando da empresa e ficou na presidência do Conselho. O velório e o sepultamento ocorrerão em São Paulo, neste sábado (14).  

Marconi Perillo, que era governador quando o grupo Caoa implantou a fábrica da Hyundai, em Anápolis, publicou uma nota de pesar em suas redes sociais e lamentou a morte do empresário. “Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA), médico cardiologista e um grande empresário, visionário que apostou e acreditou em Goiás ao instalar, em Anápolis, uma das mais modernas fábricas automobilísticas do Brasil, a @caoahyundaibr e a @caoa_chery. Sua empresa impulsionou a consolidação do polo metal mecânico do nosso estado, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Desde 2001 tivemos uma relação muito profícua, quando ele veio para o nosso Estado falar que estava levando uma fábrica para Bahia. Reuni todo o secretariado e ele saiu da reunião com o protocolo de intenções assinado. Carlos Aberto também desenvolveu o mais importante, mais moderno e equipado laboratório de testes de automóveis do Brasil. Nossa profunda solidariedade e apoio à família, esposa, filhos e a todos os colaboradores do grupo CAOA em Goiás e no Brasil”, Marconi Perillo.

Fonte: CAOA e Terra | Foto: Reprodução internet