#TV | Conhecida por sua atuação em inúmeros novelas da Globo, a atriz Elizangela do Amaral Vergueiro, conhecida como Elizângela, morreu na tarde desta sexta-feira (03/11), aos 68 anos. Segundo a Prefeitura de Guapimirim, no Rio de Janeiro, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello, com uma parada cardiorrespiratória, após ser atendida pelo Samu. Apesar da tentativa de reanimação, Elizângela não resistiu.
A Prefeitura divulgou uma nota sobre a morte da atriz: “A Prefeitura Municipal de Guapimirim, lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade”, disse a administração municipal.
Elizângela do Amaral, começou a trabalhar como atriz aos sete anos de idade, na TV Excelsior, fazendo comerciais ao vivo. Depois estrelou o programa de entrevistas “A Outra Face do Artista”. Também participou do telejornal vespertino “Jornal Infantil Excelsior” e do programa de variedades “Futurama”. Aos 10 anos apresentou programa de auditório “Essa Gente Inocente”, voltado para crianças.
Na Globo começou como assistente em ‘Capitão Furacão’, depois apresentadora do programa de variedades, ‘Show da Cidade’, ao lado dos jornalistas Edna Savaget e Guima (José Antônio de Lima Guimarães) e não parou mais. Também atuou em vários filmes longa-metragem como ‘Quelé do Pajeú’, ‘O Enterro da Cafetina’, ‘Vale do Canaã’, entre outros.
Esteve presente nas novelas: ‘O Cafona’, ‘Bandeira 2’, ‘Cavalo de Aço’ (1973), ‘Supermanoela’, ‘Cuca Legal’, ‘Roque Santeiro’, que foi censurada às vésperas da estreia, em 1975, ‘Pecado Capital’ (1975), ‘Locomotivas’ (1977), ‘Feijão Maravilha’ (1979), ‘Jogo da Vida’ (1981), ‘Paraíso – 1ª versão’ (1982), ‘Tudo ou Nada’ (TV Manchete).
Não ficou longe da Globo e voltou participando do programa: ‘Estados Anysios de Chico City’, com Chico Anysio. Depois voltou às novelas: ‘Pedra sobre Pedra’, Também trabalhou nas novelas ‘Éramos Seis’ e ‘As Pupilas do Senhor Reitor’, no SBT.
De novo na Globo esteve em: ‘Por Amor’ (1997), ‘Senhora do Destino’ (2004), ‘A Lua Me Disse’ (2005), ‘A Favorita’, remake de ‘Ti-Ti-Ti’, ‘Aquele Beijo’, ‘Salve Jorge’, ‘Segunda Dama’ (2014), ‘Império’, ‘A Força do Querer’ e uma participação em ‘A Dona do Pedaço’ (2019).
Fonte: G1