Morre aos 95 anos, Papa Emérito Bento XVI

#Internacional | O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos, após ter piora de saúde nos últimos dias. Joseph Ratzinger foi o primeiro pontífice a renunciar em quase 600 anos. As informações da morte foram confirmadas pelo Vaticano. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae”, foi a mensagem postada no perfil de notícias no Twitter. O funeral vai começar na segunda-feira (02/01) conforme detalhes da imprensa italiana e vai se prolongar ao longo da semana, seguindo um ritual do Vaticano.

Joseph Ratzinger renunciou ao cargo em 10 de fevereiro de 2013 justificando a falta de forças na mente e no corpo. O anúncio foi uma surpresa para o mundo. Desde que renunciou, o religioso vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu na Alemanha, em Marktl am Inn, estado da Baviera. Foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. Em 2005, foi eleito Papa e escolheu o nome Bento XVI.

Antes de Bento XVI, o Papa Gregório XII também havia renunciado ao cargo, em 1.415, em meio a uma divisão política na Igreja.

Fonte: G1 | Fotos: Reprodução internet