#PalmeirasdeGoiás | Nos dias de hoje, os golpes virtuais têm se tornado cada vez mais comuns e, infelizmente, as vítimas ainda caem nesses golpes por falta de precaução. Um exemplo disso é o chamado “golpe do novo número”, que tem sido praticado com frequência e muitas pessoas ainda acabam caindo nessa armadilha. Nesta terça-feira (25/04), Braynner Fernando, recebeu uma mensagem de um “amigo” pedindo dinheiro emprestado, mas logo percebeu que se tratava de um número desconhecido se passando pelo amigo. Por sorte e já ciente, não caiu no golpe. “Estão se passando por parente e pedindo dinheiro. Alguns colegas meu também receberam a mensagem. Isso é muito preocupante”, disse.
O golpe do novo número não é novo, mas continua sendo praticado o tempo todo. Esse tipo de golpe é muito comum, pois os ladrões utilizam fotos reais e, muitas vezes, o mesmo DDD, fazendo com que o número pareça real e o golpe se torne mais fácil. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de fazer transferências através de pedidos pelo WhatsApp, por exemplo.
O correto é não enviar nenhum pagamento ou realizar transferência de valores, sem ter certeza de que é alguém conhecido ou de seu relacionamento.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante seguir algumas dicas simples, mas eficazes:
- Sempre desconfie de pedidos de dinheiro ou de pagamento de boletos, especialmente de pessoas que não fazem esse tipo de pedido para você. Mesmo assim, faça uma checagem por ligação de telefone e não do WhatsApp, pois o golpista pode estar de posse do seu WhatsApp.
- Não envie códigos que chegam por SMS ou pelo WhatsApp. Enviando o código, o golpista pode tomar sua conta de WhatsApp ou rede social.
- Tenha sempre camadas de proteção tanto nas redes sociais quanto no WhatsApp.
Vale ressaltar que é importante estar sempre atento às mensagens recebidas e desconfiar de qualquer solicitação suspeita. Além disso, é fundamental informar aos amigos e familiares sobre esse tipo de golpe para que todos possam se proteger e evitar cair nessa armadilha.
É preciso lembrar que a segurança deve ser uma prioridade em qualquer transação financeira, e que todo cuidado é pouco quando se trata de proteger o seu dinheiro. Portanto, fique atento e evite cair em golpes virtuais, como o golpe do novo número.
Caso cai em um golpe, acione imediatamente a Polícia Civil e registre ocorrência.
Foto: Internet