A tradicional Missa de Cinzas foi celebrada pelo padre José Moreira, nesta quarta-feira (14) na Igreja São Sebastião. A igreja ficou lotada de fiéis que ouviram as orientações sobre este momento especial que antecede a Semana Santa.
Igreja São Sebastião lotada na Missa de Cinzas
Por Marcos Barbosa de Jesus
Durante a missa, o padre Moreira falou sobre a importância da Quaresma e orientou os fieis sobre o jejum, as orações e as penitências que devem ser feitos neste período.
O Guia Palmeiras em Foco conversou com o padre José Moreira antes da missa. “Esse momento é muito importante na vida da Igreja Católica. É o tempo em que nós estamos preparando ou que a população se prepara para a maior festa do Cristianismo, que é a páscoa. É momento de reflexão, de muita penitência, jejum e oração”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade que traz o tema “Fraternidade e a Superação da Violência” também foi comentada pelo padre Moreira. “A violência está em todos os setores da vida. Temos os assassinatos, temos a violência doméstica, a violência social e a violência que está atingindo muito, que é a corrupção. Ela não mata apenas uma ou duas pessoas, mata uma sociedade. Ela tira da população, das pessoas, aquilo de mais sublime que é o direito à vida, a educação, a alimentação, ao lazer, o direito à moradia”, afirmou.
A Campanha da Fraternidade é realizada de 1964 e seu lançamento ocorre na Quarta-Feira de Cinzas. Este ano a campanha traz como tema “Fraternidade e a Superação da Violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos”.
A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina Quinta-Feira Santa, antes da Sexta-Feira da Paixão de Cristo.