#Brasil | O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez nesta segunda-feira (17), novo apelo para que os pais ou responsáveis levem suas crianças para serem imunizadas contra a poliomielite. O pedido foi feito diante da baixa procura pela proteção contra a doença, muito longe da meta de vacinar 95% das crianças menores de cinco anos de idade.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a campanha deste ano imunizou 65,6% do público-alvo, ou seja, cerca de 7,6 milhões de crianças, contra 15 milhões da meta. Apenas a Paraíba, chegou a meta, com 95,09%. No Amapá, a vacinação chegou a 90,8%.
“Desde o dia 7 de agosto, temos feito um apelo à nação brasileira para que levem suas crianças com menos de cinco anos para completar o esquema vacinal da pólio e a meta é de 95% de cobertura vacinal, das cerca de 15 milhões de crianças que são aptas a receber essas vacinas”, destacou o ministro Queiroga.
Desde 1989, o Brasil não registra casos de paralisia infantil, porém, com a queda das taxas de vacinação desde 2015, diversos órgãos de saúde alertam para o risco da volta da doença.
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado de poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos mais graves da doença, também chamada de paralisia infantil, provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e pode até ser fatal. Fonte: Agência Brasil | Marcelo Camargo