Ministro da Saúde Marcelo Queiroga testa positivo para Covid-19 e Anvisa recomenda isolamento da comitiva presidencial

#Brasil | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que na madrugada desta quarta-feira (22), recomendou ao governo que autoridades que tiveram contato em Nova York, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fiquem em isolamento por 14 dias. O ministro testou positivo para Covid-19 e fez parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro em viagem oficial aos Estados Unidos.

O ministro testou positivo antes do embarque de volta ao Brasil e ficou em quarentena em Nova York. O restante da comitiva que testou negativo, já voltou para o Brasil. Entre as autoridades que tiveram contato próximo com Queiroga estão o presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michele Bolsonaro e diversos ministros e auxiliares do governo federal.

Um dos encontros de Queiroga com o presidente Bolsonaro foi durante uma parada para refeição. A comitiva comeu pizza em uma calçada e ficou sem máscaras. Como o presidente Bolsonaro não se vacinou, não poderia entrar em restaurantes em Nova York, já que há lei local com a proibição. A alternativa foi manter o mesmo estilo de outras viagens onde o presidente também se alimentou em locais mais simples.

O ministro da Saúde também esteve presente na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidades na terça-feira (21) e informou que usou máscara o tempo todo. Em suas redes sociais, Queiroga disse que seguirá em quarentena nos EUA. “Comunico a todos que hoje testei positivo para Covid-19. Ficarei em quarentena nos EUA, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária”, disse.

Com o caso positivo do ministro, o Itamaraty decidiu suspender a presença de todos os diplomatas brasileiros de todas as reuniões que estão marcadas na ONU até sexta-feira.

Confira nota da Secom:

A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) informa que o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que integrava a Comitiva Presidencial à Nova Iorque (EUA), testou positivo para a COVID-19 e permanecerá nos Estados Unidos durante o período de isolamento. O ministro passa bem

Fonte: CNN e G1 | Fotos: Agência Brasil e Internet

Ministro Queiroga com a comitiva presidencial durante parada para um pizza