#Brasil | Em entrevista coletiva neste sábado (18), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que o governo só vai divulgar uma posição oficial sobre a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 e 11 anos, no início de janeiro, ou seja, daqui a três semanas.
Queiroga afirmou que o Ministério vai realizar uma audiência pública que servirá de base para a decisão final sobre o assunto. “Até o dia 5 de janeiro é um tempo absolutamente adequado para que as autoridades possam analisar a decisão da Anvisa em todas as suas nuances, inclusive em relação à aplicação dessas vacinas”, afirmou o ministro.
Na quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer com alterações na formulação, em crianças entre 5 e 11 anos. A vacinação em crianças acima de 12 anos já vem sendo feita no Brasil, somente com o imunizante deste fabricante.
A Pfizer disse na sexta-feira (17) que não tem a data certa para entrega das doses pediátricas da vacina contra a Covid-19, mas que está fazendo “todos os esforços para que as doses cheguem ao país o mais rapidamente possível”.
Por outro lado, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Ricardo Lewandowski deu um prazo de 48 horas para que o Ministério da Saúde se manifeste sobre a inclusão dessa faixa etária no plano de vacinação.
Fonte: G1