Ministério da Saúde diz que vacinação contra sarampo está abaixo da meta

#Brasil | A imunização contra o sarampo está abaixo da meta de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde. Este ano, 47,08% das crianças receberam o imunizante, ou seja, menos de 50% do público infantil foi vacinado até agora.

A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege também contra a caxumba e rubéola. Faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde e é oferecida nas unidades de saúde de todo o país, em qualquer época do ano.

A tríplice viral é aplicada em duas doses, geralmente. A primeira, tomada com um ano de idade, e a segunda, com 15 meses. Em 2022, a campanha começou em janeiro e vai até dezembro.

Vale destacar que no ano passado, a cobertura vacinal também foi muito baixa e atingiu apenas 50,1% do público-alvo no Brasil com a segunda dose da vacina.

Com a baixa adesão dos pais, a doença pode avançar. Desde 2018, mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo, foram registradas pelo Ministério da Saúde. Mais da metade em crianças menos de cinco anos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, contagiosa e grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, pessoas adultas desnutridas ou com algum problema de imunidade, como pessoas transplantadas, as que convivem com o vírus HIV, ou que estão em quimioterapia, além das gestantes.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo