#Brasil | Mais 6,4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 serão distribuídas pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (18). São 4,7 milhões da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz; 1,08 milhão da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 647 mil doses da Pfizer/BioNTech.
De acordo com o Ministério da Saúde, o lote da CoronaVac será enviado a 12 estados que pediram doses para aplicar como segunda dose da vacina em pessoas que já receberam a primeira dose e precisam concluir o ciclo vacinal.
Já as vacinas da Pfizer serão utilizadas para primeira dose em quem tem deficiência permanente e pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, que também podem receber o imunizante da CoronaVac. A vacina da Pfizer está sendo entregue apenas em capitais.
O intervalo entre cada dose varia entre os laboratórios. A vacina da CoronaVac precisa de um intervalo de quatro semanas após a pessoa ter recebido a primeira dose. Já a da AstraZeneca requer um intervalo de 12 semanas. Caso falte vacinas, é recomendável que a pessoa tome a segunda dose, mesmo depois desse prazo, diz o Ministério da Saúde.
Até agora, já foram entregues 89,4 milhões de doses de imunizantes em todo o país, sendo que mais de 52,7 milhões de doses já foram aplicadas até domingo (16).
Fonte: Agência Brasil | Créditos: Tânia Rego