#Brasil | Dois casos suspeitos de varíola dos macacos estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde, sendo um no Ceará e outro em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.
Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes estão “isolados e em recuperação”, com acompanhamento das equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento.
O crescimento de casos de varíola dos macacos na Europa e na Austrália nos últimos dias têm provocado alerta entre cientistas e agências de saúde. O número de casos da doença já passa de 100 fora da África, atingindo 15 países como Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Suécia, Israel, Suíça, Áustria, Estados Unidos, Canadá e Austrália.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando para identificar mais casos sem vínculo direto com a África Ocidental e Central.
Especialistas ainda não sabem, como a doença está sendo transmitida. Geralmente, a varíola dos macacos passa de animais para humanos e com menos frequência, de pessoa para outra.