Minerva Foods utiliza Inteligência Artificial para automatizar classificação de carcaças

#Tecnologia | Está cada vez mais comum, o uso de inteligência artificial para diversas atividades. Desta vez quem recorreu a esta tecnologia, foi a Minerva Foods. Implantada recentemente, a inteligência artificial está sendo usada para automatizar os tipos de carcaças em suas operações. Com isso, a Companhia potencializa a capacidade e o rendimento da produção.  

O processo é capaz de analisar imagens específicas, coletadas durante o trabalho por meio de câmeras especiais, instaladas dentro das unidades produtivas, e reproduzir em tempo real o padrão de corte em todas as carcaças trabalhadas, de maneira mais ágil e precisa. Dessa forma, a Companhia potencializa a padronização de tipificação de carcaças, além de aumentar a precisão dos dados sobre a produção.

O diretor Industrial da Minerva Foods, Silvio Irizawa, disse que o investimento em inteligência artificial é parte do olhar estratégico sobre como a inovação aumenta a produtividade da Companhia. “Para calibrar o novo sistema, foram mais de 30 mil imagens avaliadas e classificadas manualmente. Com essa tecnologia, cada imagem de meia carcaça está sendo avaliada e classificada, em média, a cada 0,8 segundos. Além de aumentar a nossa produtividade ao mesmo tempo resulta em produtos com qualidade superior”.

Além da classificação da cobertura de gordura nas carcaças, a tecnologia da Minerva Foods disponibiliza informações sobre falhas manuais, de sistema ou equipamento, e presença de pontos atípicos em cada região de corte. O mecanismo ainda permite avaliar melhor os padrões dos fornecedores da Companhia, entender o comportamento do gado por região e montar indicadores para tomadas de decisão.

A empresa ainda reuniu uma equipe de pesquisadores especializados que, em cooperação com os profissionais da Minerva Foods, criou um Termo de Referência Técnica (TRT), que serviu de base para o treinamento inicial da Inteligência Artificial.

Desenvolvidos em parceira com uma startup, a tecnologia está sendo implantada, inicialmente na unidade de Rolim de Moura/RO.  A previsão é que em breve, todas as unidades da Minerva Foods já estejam equipadas com o novo mecanismo.

Com Assessoria de Imprensa Minerva Foods