#Política | Após precisar de cirurgia para controlar sangramento nos pulmões, o prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) se mantém estável e os médicos começaram a reduzir novamente a sedação. Maguito continua internado no Hospital Israelista Albert Eistein, em São Paulo, tratando das complicações da Covid-19.
Segundo o G1 Goiás, a equipe médica disse que a resistência de Maguito Vilela às complicações da Covid-19 dá esperança. “Algo que tem pautado muito essa atenção a ele é a grande resistência que ele tem tido frente a essas complicações e frente ao tempo prolongado de adoecimento. Isso aumenta muito a esperança de que ele possa se recuperar, uma vez que ele vem resistindo a essas complicações que vêm surgindo”, disse o médico Marcelo Rabahi, que acompanha o paciente.
O boletim médico divulgado na noite de domingo (12) traz que o político continua em UTI, intubado, traqueostomizado e fazendo diálise para auxiliar os rins, mantendo o nível de oxigenação satisfatório.
No dia 11 de dezembro, Maguito Vilela precisou passar por uma cirurgia para conter um sangramento no pulmão. Com isso a sedação voltou a ser profunda. Agora com a estabilização, a sedação volta ser reduzida aos poucos até deixar o paciente respirar sozinho.
Maguito Vilela testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19) no dia 20 de outubro. Dois dias depois foi internado no Hospital Orion, em Goiânia. Já no dia 27 do mesmo mês, teve 75% dos pulmões comprometidos e foi transferido para São Paulo. Foi intubado no dia 30 de outubro e com melhoras foi extubado no dia 8 de novembro. No dia 15 de novembro, dia do primeiro turno, precisou ser intubado novamente, recebendo auxílio por ECMO dois dias depois.
Maguito Vilela foi eleito prefeito de Goiânia no dia 29 de novembro.
Em agosto deste ano, Vilela perdeu duas irmãs para a Covid-19, em um prazo de menos de dez dias. Elas moravam em Jataí, no Sudoeste Goiano.