Março continuará sem tarifa extra na conta de energia

#Brasil | A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida para o mês de março, garantindo que não haverá cobrança adicional nas contas de energia elétrica. Segundo a agência, a decisão reflete as boas condições de geração de energia no país, especialmente devido à recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, beneficiando consumidores residenciais e empresariais. “Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, explicou a Aneel em nota oficial.

Entenda o sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de sinalizar os custos variáveis da geração de energia elétrica. Ele é dividido em três níveis:

  • Bandeira verde: Sem custos adicionais para o consumidor.
  • Bandeira amarela: Aplicação de taxa extra a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
  • Bandeira vermelha: Cobrança ainda maior para cada 100 kWh consumidos, podendo ser aplicada em dois patamares.

As bandeiras tarifárias refletem diretamente as condições de geração de energia no país. Quando os reservatórios estão em níveis adequados, a energia gerada pelas hidrelétricas supre a demanda, mantendo a tarifa mais baixa. Em períodos de seca ou menor produção, o acionamento de termelétricas encarece o custo da energia, levando à adoção das bandeiras amarela ou vermelha.

A manutenção da bandeira verde indica um cenário positivo para os consumidores, que continuam sem custos adicionais na conta de luz. A Aneel segue monitorando as condições climáticas e o nível dos reservatórios para definir as bandeiras nos próximos meses.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/AB