#Consumidor | Desde que assumiu os serviços de distribuição de energia em Goiás, há oito meses, a Equatorial já realizou o cadastro de 80 mil clientes no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede desconto de até 65% na conta de energia. Palmeiras de Goiás tem cerca de duas mil famílias aptas a serem incluídas no programa. A previsão é de que este incremento injete R$ 120 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destaca que as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente. “Aproximadamente 540 mil famílias estão aptas a receber o desconto, mas ainda não se cadastraram”, afirma. Em Palmeiras de Goiás, a Equatorial encontrou cerca de duas mil famílias aptas a serem incluídas no programa.
Gama explica que muitas vezes o cliente imagina que não tem direito porque a renda familiar é inferior a meio salário-mínimo, mas é importante estar atento que o critério é de meio salário por pessoa da família e também não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício. “Estamos desenvolvendo uma série de ações de incentivo ao cadastro dos clientes aptos. Nos últimos meses temos realizado mutirões de atendimento em todo o Estado, com auxílio da nossa agência móvel, para que a população possa ter acesso a esse benefício. A Tarifa Social é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básica”, comenta.
O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla), ou famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com renda mensal, por pessoa da família, menor ou igual a meio salário mínimo.
O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
Saiba mais
Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta verificar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center 0800-062-0196. Não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício.